Reuniões em tempos de COVID-19

Tempo de Leitura: 2 minutos. 

Passado um período de redução considerável da atividade econômica observa-se que uma grande parcela das empresas estão utilizando home office, situação que deve perdurar por mais algumas longas semanas ou até meses. Entretanto reuniões presenciais ainda tem sido frequentes, seja para setores, gerências, projetos, etc. Mas como deve ser as reuniões em tempos de COVID-19? É o que abordaremos a seguir.

 

Alternativas para reuniões em tempos de COVID-19

Fornecedores de ferramentas para reuniões online tem disponibilizado acesso gratuito as suas soluções, como a Microsoft e Cisco. Recomendamos muito fortemente que as pequenas empresas testem essas ou outras soluções. Para empresas maiores essa alternativa também evitaria proximidade de grupos até mesmo dentro da empresa.

Em tempos de pandemia, em um pior cenário, podemos ter um indivíduo infectado assintomático participando de uma reunião presencial do setor financeiro, por exemplo. Existe um grande risco dessa reunião resultar em indisponibilidade de todo um setor pela contaminação, ainda que (tomara) os sintomas não sejam tão graves.

 

Vale a pena o risco?

Umas das recomendações em Continuidade de Negócios diz respeito a que as empresas evitem, por exemplo, que Presidente e Vice Presidente viajem juntos, a intenção é clara, evitar que em caso de acidente, a operação da empresa possa sofrer impactos significativos.

Trazendo para o universo das pequenas empresas nesse momento de pandemia, é recomendável que os sócios, setores da empresa, gerência, etc., não se reúnam localmente, visando exclusivamente a continuidade do negócio. Em alguns casos é inevitável, mas vale muito a pena exercitar a visão crítica em relação a necessidade de reunir grupos presencialmente.

Quando for inevitável o ideal é exercitar reuniões que uma parte participa presencialmente e outra remotamente. Use a frase a seguir para refletir: Se todos que estiverem em reunião nessa sala ficarem indisponíveis em alguns dias, como a operação da empresa será realizada em seu futuro?